Posted on Leave a comment

Geologia da pedra-pomes da Indonésia

Pedra-pomes ou pedra-pomes é um tipo de rocha de cor clara, que contém espuma feita de bolhas com paredes de vidro e é geralmente chamada de vidro vulcânico de silicato.

Essas rochas são formadas por magma ácido pela ação de erupções vulcânicas que ejetam material no ar; em seguida, passam por transporte horizontal e se acumulam como rocha piroclástica.

A pedra-pomes tem altas propriedades versiculares, contém um grande número de células (estrutura celular) devido à expansão da espuma de gás natural nela contida, e é geralmente encontrada como material solto ou fragmentos em brechas vulcânicas. Enquanto os minerais contidos na pedra-pomes são feldspato, quartzo, obsidiana, cristobalita e tridimita.

Pedra-pomes ocorre quando o magma ácido sobe à superfície e de repente entra em contato com o ar externo. A espuma de vidro natural com / gás contido nela tem a oportunidade de escapar e o magma congela repentinamente. Pedra-pomes geralmente existe como fragmentos que são ejetados durante erupções vulcânicas que variam em tamanho de cascalho a pedregulhos.

Pedra-pomes comumente ocorre como derretimento ou escoamento, material solto ou fragmentos em brechas vulcânicas.

A pedra-pomes também pode ser feita pelo aquecimento da obsidiana, para que o gás escape. O aquecimento realizado em obsidiana de Krakatoa, a temperatura necessária para converter obsidiana em pedra-pomes era em média 880oC. A gravidade específica da obsidiana que era originalmente de 2,36 caiu para 0,416 após o tratamento, portanto, ela flutua na água. Esta pedra-pomes tem propriedades hidráulicas.

A pedra-pomes é uma textura vesicular branca a cinzenta, amarelada a vermelha, com orifícios de tamanho, que variam entre si ou não a uma estrutura chamuscada com orifícios orientados.

Às vezes, o buraco é preenchido com zeólita / calcita. Esta pedra é resistente ao orvalho congelante (geada), não tão higroscópica (sugar água). Possui propriedades de baixa transferência de calor. Resistência à pressão entre 30 – 20 kg / cm2. A principal composição dos minerais de silicato amorfo.

Com base na forma de formação (deposição), distribuição do tamanho da partícula (fragmento) e o material de origem, os depósitos de pedra-pomes são classificados da seguinte forma:

Subárea
Subaquoso

Novo ardante; isto é, depósitos formados pelo fluxo horizontal de gases na lava, resultando em uma mistura de fragmentos de vários tamanhos em uma forma de matriz.
Resultado do re-depósito (redeposit)

Desde a metamorfose, apenas áreas que são relativamente vulcânicas terão depósitos de pedra-pomes econômicos. A idade geológica desses depósitos está entre o terciário e o presente. Os vulcões que estavam ativos durante esta era geológica incluíam a orla do Oceano Pacífico e o caminho que vai do Mar Mediterrâneo ao Himalaia e depois à Índia Oriental.

Rochas semelhantes a outras pedras-pomes são a pedra-pomes e a cinza vulcânica. A pedra-pomes tem a mesma composição química, origem de formação e estrutura vítrea da pedra-pomes. A diferença está apenas no tamanho da partícula, que é menor que 16 polegadas de diâmetro. A pedra-pomes é encontrada relativamente próxima de seu local de origem, enquanto a pedra-pomes foi transportada pelo vento por uma distância considerável e foi depositada na forma de acúmulo de cinzas finas ou como sedimento de tufo.

A cinza vulcânica tem fragmentos vesiculares avermelhados a pretos, que foram depositados durante a erupção de rocha basáltica de erupções vulcânicas. A maioria dos depósitos de cinzas são encontrados como fragmentos de estratificação cônica variando de 1 polegada a várias polegadas de diâmetro.

Potencial de pedra-pomes da Indonésia

Na Indonésia, a presença de pedra-pomes está sempre associada a uma série de vulcões quaternários a terciários. Sua distribuição cobre as áreas de Serang e Sukabumi (West Java), a ilha de Lombok (NTB) e a ilha de Ternate (Maluku).

O potencial para depósitos de pedra-pomes que têm significado econômico e reservas muito grandes estão na ilha de Lombok, West Nusa Tenggara, ilha de Ternate, Maluku. A quantidade de reservas medidas na área é estimada em mais de 10 milhões de toneladas. Na área de Lombok, a exploração de pedra-pomes ocorre há cinco anos, enquanto em Ternate a exploração só foi realizada em 1991.

Leave a Reply

Your email address will not be published.